Mobilidade: Precisa-se!

Solta-mente
Tools
Typography

Muito já temos falado (e escrito!) sobre os transportes públicos, ou melhor, na falta deles, cá pelo nosso Algarve. Todos sabemos que os serviços são insuficientes, inadaptados à realidade laboral da região e brutalmente desmerecedores da nossa capacidade turística que é um peso pesado nas contas nacionais.

O nosso Primeiro Ministro deslocou-se ao Algarve e falou na electrificação de toda a linha ferroviária e da continuação do projecto, que já vem de trás, e que seria a conexão ferroviária ao aeroporto. Isto tudo até 2020. Finalmente! Estamos à espera que o papel ganhe asas.

É o tipo de projectos que o Algarve precisa para melhorar a competitividade: neste caso, garantindo a mobilidade. Espero que não fiquem apeados os projectos, pois são importantes as ligações directas entre as cidades algarvias, tal qual a ligação a Lisboa.

O nosso tempo cá em baixo é quentinho, mas tão valioso como o dos habitantes da capital e do Porto. Merecemos e há muito tempo melhorias significativas nos meios de transporte público, melhorias essas que acompanhem e possibilitem o desenvolvimento da região algarvia e melhorem a qualidade dos seus habitantes e visitantes.

Espera-se é que não cheguem tarde, estes projectos-promessa, cancelando a partida definitiva do beco imóvel, pouco ecológico e provinciano a que temos estado votados, sem merecer.

Falando em estar votados, um reparo: uma análise aos resultados das eleições de 2015, o ano da criação da gerigonça e é possível verificar que o mapa nacional foi rosa e vermelho maioritariamente a sul. Espero que haja merecimento…

Como tal, devemos ficar atentos à mobilidade em duas frentes. A primeira, para ver se de uma vez por todas, isto mexe mesmo, a segunda, para ver se cá chega esse impulso electrificado, proponente a fundos europeus bem aplicados, e não se fica por outra região qualquer a passar férias, votado sabe-se lá ao quê, ou porquê.

Selma NunesMobilidade SoltaMente

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS