Quando caminhamos... todos nos perguntam

Solta-mente
Tools
Typography

O Grupo 6 da Associação de Escoteiros de Portugal, como o próprio número indica, é o sexto mais antigo do país. Nasceu em Olhão, a 17 de Janeiro de 1925. São 93 anos de história com pessoas dentro.

Tive o privilégio de pertencer ao 6 por muitos anos. Mais do que pertenci a qualquer outro movimento. Na realidade, quando se vive muitos anos no movimento escotista, nunca se sai. O coraçãozinho bate forte quando ouvimos os gritos de ordem, adivinhando-os já a subir uma qualquer avenida… e torce-se o peito em estado líquido até à garganta quando se vislumbram os lenços e as jarreteiras, no habitual modo ordeiro e alegre. O nosso lenço é lindo.

Aprendi coisas que dificilmente poderia aprender noutro lado. Um fim de semana de actividade era sempre rico, educativo, experimentado, vivido na primeira pessoa. Espeleologia, slide, rappel, primeiros socorros, vida de campo, construções de madeira, orientação por bússola, por estrelas, com relógio e acima de tudo, a camaradagem que nunca existirá nas novas tecnologias.

Já nesse tempo a sede era pequena para todos nós e estava velha, bafienta, por mais esforços de reparação que se fizessem. Não era digna do tamanho e da importância do grupo.

Finalmente, o 6 do meu coração teve direito a nova sede como presente de 93º aniversário. Foi a autarquia que reconheceu o mérito do grupo, há tantos anos a participar na formação de jovens do concelho. Bati palminhas como se me tivessem oferecido a sede a mim… e ouvi, na distância dos anos… “piri, piri”… (não, essa é melhor não escrever)… “Quando caminhamos, todos nos perguntam, quem é que somos e de onde é que vimos, somos escoteiros do grupo 6 e se não nos ouvem… é porque são surdos!”

Selma NunesCaminhamos todos

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS